segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Doação de Sangue - Região Serrana




Amigos,

Dessa vez vou usar o espaço para tentar ajudar as vítimas das chuvas da Região Serrana.

Nesta quinta-feira (feriado) estou combinando com alguns amigos de doar sangue no Hemorio, que está centralizando a distribuição para as vítimas. Vi na internet que eles já está com estoque suficiente para 15 dias, mas certamente eles vão precisar de mais.

O Hemorio está aberto de 7h às 18h e acho que o ideal é a gente ir bem cedo para chegar lá, se possível, às 7h mesmo e evitar pegar fila. Quem puder ir na quinta-feira, me liga para irmos juntos ou me avisem por aqui mesmo. Quem não puder nesta quinta, tente ir outro dia, mas não deixe de ir.

Eu já doei sangue várias vezes e não tem erro. É super tranquilo.

Peguei as informações abaixo no site do Hemorio.

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE
- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 18 e 65 anos
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:
- Febre - acima de 37°C
- Gripe ou resfriado
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
- Amamentação (até 1 ano após o parto)
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia
- Cirurgias
- Extração dentária 72 horas
- Tatuagem: 01 ano sem doar
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano

Quem já teve hepatite também não pode doar.

Quem quiser mais informações, é só entrar no site do Hemorio.

Quem quiser doar roupas ou alimentos e não sabe onde entregar ou não tem como levar, me avisa. A empresa onde trabalho está fazendo uma campanha bem grande e vamos entregar as doações pessoalmente em um posto de coleta em Teresópolis. Quem quiser colaborar, me avisa.

É isso, gente. Vamos colaborar de todas as maneiras que pudermos. Tem muita gente precisando!

2 comentários:

Marcellafe disse...

Pela primeira vez em sua história, o HemoRio esta mandando os doadores para casa porque os estoques estão cheios. Isso é solidariedade!
Nessa tragédia, descobrimos que o Brasil ainda tem muita gente boa.
Em fevereiro estarei lá, de braços esticados!
Parabéns pela iniciativa, Lo!
Bjs,
Marcella

Lorenna Eunapio disse...

Pois é Marcella... eu vi isso também e acabei nem indo ontem. Deixei para ir na primeira semana de fevereiro! :)
Bjs!